Design, uma palavra que do inglês é de difícil tradução para o português, mas em seu significado design é planejamento, planejar a estrutura de algo, planejar um modelo artístico, definir as qualidades de algum projeto ou equivalente.
Não é tão simples quanto parece aplicar design a um empreendimento.
Por quê?
Se você está entrando na área agora, sem saber realmente o que quer e está pensando que você vai fazer o que bem entender, está completamente enganado.
Design não é arte. Estudando design, tendências e as ferramentas adequadas para o desenvolvimento você estará ganhando poderosos argumentos para aplicar o design de maneira correta. "Correta?" Sim, existem padrões a serem seguidos no design de qualquer cunho. Um designer de produtos que projeta uma caneta não pode fazer com que essa caneta traga desconforto e calos para os dedos do usuário. A mesma coisa se aplica com todos os outros. Um website não pode ser pesado no seu carregamento e seu layout deve ser 'clean' e por aí vai.
Quando você tem de aplicar design?
Design é saber ouvir, transmitir e transpor idéias. Pode parecer fácil, mas não é. Vamos fazer um teste?
Pergunte para a pessoa que esteja do seu lado o que ela pensa sobre um cemitério, mesmo se ela nunca viu algum, sentiu como é estar em um, pergunte-a.
Agora que já temos um tema, vamos mostrar que não é fácil fazer isso.
Pegue algo para rabiscar e tente desenhar o que você sente sobre um cemitério e mostre para a pessoa, pergunte se ela achou o desenho agradável. A resposta vai ser sempre a mesma, raramente uma pessoa vai dar um discernimento plausível, geralmente as respostas serão: "muito sombrio", "tenho medo", "tem espíritos lá O.O", "me borro todo(a)".
Nós como designers temos que passar, transmitir, emanar para o público o verdadeiro significado das coisas. Se formos chamados para elaborar o design de uma funerária, obviamente não devemos passar sentimentos obscuros, sombrios e etc, devemos passar sentimento de paz, tranqüilidade e consolo.
O desafio no design se implica em transformar o que nos parece feio, no belo, deixar o que é belo deslumbrante.Não é tão fácil fazer isto quando não se tem base nenhuma ou quando seu cérebro é afogado no senso-comum.
Se você tem dificuldades em organizar suas idéias e argumentos tente transformar seu cérebro e seus olhos em uma máquina fotográfica orgânica.
Dica final: olhe tudo, seja curioso, critique, argumente, pergunte, leia, fuce, mude, rabisque, invente, faça acontecer.
Brilhe Forte, Acenda o Mundo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário